Radio Fusion

terça-feira, 19 de junho de 2012

E.C Santo Antonio - Povo Novo



            Quando em agosto de 1960, Juvenal de Souza Freitas Filho, Eloy Rocha Beira e Feliciano Gomes Filho nem imaginavam os caminhos que seguiria o clube que estavam organizando. Naquele tempo era o E.C Esperança  a referência tradicional de uma agremiação de futebol no interior ou dos famosos bailes concorridos de uma outrora elite rural na qual encontrava no clube seu espaço de lazer e divertimento.
            A base do time e dos fundadores do E.C Santo Antonio em 1960, veio dos trabalhadores do antigo curtume “Santo Antonio” de Paulo Coutelle, com aproximadamente 50 funcionários mais os menores do estaqueamento do couro e lá nascia a gênese do nome e do distintivo do clube, um couro estampado na camiseta e na bandeira. Uma homenagem ao curtume reconhecido aquele tempo como uma das empresas de melhor qualidade de preparo e curtição de couros no sul do estado.
            Se por um lado o Santo Antonio recebeu apoio do Curtume, (os funcionários depois do expediente, faziam mais duas horas na limpeza do campo) não se pode esquecer as influências e origens no time E.C Flor do Povo, que não tinha uma organização plena , e neste sentido reconstruíram a base do futebol com a mescla de jogadores funcionários do antigo Curtume e de jogadores do Flor do Povo. As reuniões iniciais e até mesmo o arrendamento do Salão do Flor do Povo, depois Sociedade Lagemann, para festas e bailes do Santo Antonio entre 1962 a 1972. Uma pequena sede de madeira foi construída em 1968  no local atual  e o prédio em alvenaria foi inaugurado em março de 1972.
            O antigo campo de Nossa Senhora, cercado de matos e tuneiras, pertencia a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades do Povo Novo e foi emprestado ao clube e mais tarde foi doado pela Diocese de Rio Grande e o clube ‘vermelho e branco’ começava assim a trajetória social e futebolística no distrito do Povo Novo.
            Foi 8 vezes campeão da cidade, 14 vezes campeão do Interior e nas décadas de 90 em diante virou uma marca registrada de sucesso. Ainda faz jantares dançantes e bingos semanais. Virou encanto e paixão de muitos torcedores. Antonio Mendes Castanheira Filho é um deles. São 48 anos dedicados ao clube. De Presidente por várias vezes a porteiro, só não foi um bom lateral direito na década de 60, brinca ele com seu jeito manso de falar. Nem lembra um fato importante no Clube. Pensa, reflete sobre o tempo passado e em suas memórias uma eterna ligação com o clube. Nem a derrubada dos matos para a construção do campo, nem os tijolos e a massa nos verões quando construía aos poucos a sede social. Fez somente uma referência de uma excursão a Novo Hamburgo a mais ou menos 30 anos passados para jogar contra o Estância Velha, campeão da região, com 2 ônibus e o Santo Antonio ganhou o jogo aos 40 minutos do 2º tempo. Mas isso foi  um fato e o clube é uma paixão acima dos fatos. È uma relação de família, uma grande família. A atual Presidente é a sua esposa, Maria Marlene Borges Castanheira desde 2008. Os caminhos e o caráter de um clube passam pela harmonia e conduta da       ( ver o apelido ).

            Hoje o clube está em atividades no Campeonato da Campanha, com 1º e 2º quadros, o Dep. De Veteranos, participa do campeonato de Futebol no Cassino e no citadino de Futebol de Salão.

Artigo publicado na Revista Memória sociocultural e  histórica do Povo Novo. fev/ 2012 - Ponto de Cultura Artestação

Um comentário:

  1. POSSIVELMENTE O PRIMEIRO TIME DO E.C. SANTO ANTÔNIO

    https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=05b9300c05&view=att&th=138da5bc029fe36e&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_h59ppi2n0&safe=1&zw


    PAULO EDUARDO PEIRANO COUTELLE – MASCOTE A DIREITA

    https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=05b9300c05&view=att&th=138da5bc029fe36e&attid=0.2&disp=inline&realattid=f_h59ppxfq1&safe=1&zw



    CHUTEIRA COM CINQUENTA E DOIS ANOS DE IDADE USADAS NAS FOTOS ACIMA

    https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=05b9300c05&view=att&th=138da5d9789de05e&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_h59psq9a0&safe=1&zw

    Gostaria de colaborar, com este belo acervo que resgata a história do Esporte Clube Santo Antônio.
    Sou neto do Sr. Paulo Coutelle, proprietário do Curtume Santo Antônio citado com tanta propriedade, que em sua juventude foi goleiro do E.C. Esperança.
    Morei no Povo Novo até meus dez anos de idade, estudando no Grupo Escolar Alfredo Ferreira Rodrigues.
    As fotos postadas mostram o início da história deste grande time de futebol, formado basicamente por funcionários do Curtume, empresa esta fundada por Paulo Amable Coutelle, francês que chegou a Povo Novo, via Buenos Aires, para ali se estabelecer e curtir couros de pelica, donde eram feitas luvas de fino acabamento.

    ResponderExcluir