Radio Fusion

domingo, 5 de setembro de 2010

A primeira aula pública na Vila da Quinta

      Educação distrital - 1


     Em 1889, com a instituição da República, o pais começaria a mudar sua estrutura politica e econômica.A chegada do colono e a pré-industrialização contribuíram para e retomada, mesmo que ainda frágeis, de um ensino voltado as necessidades de um pais e suas perspectivas de futuro, diante de um quadro de analfabetismo que superava a marca de 70%.

    A educação distrital constitui-se de certa forma, com as ações do governo republicano pelas novas tendências e oportunidades do conhecimento.

    Em Rio Grande, a aula pública foi criada em 14/01/1820 e no meio rural, através da lei nº 44 de 12/05/1846, na Freguesia do Povo Novo. Na Ilha dos Marinheiros, a primeira aula para o sexo feminino foi em 25/10/1831. No Taim, a educação chegaria em 05/05/1873 e na Ilha da Torotama em 1879. Nesse período a povoação da Quinta não existia, e nos povoados do interior ou nas fazendas de criação de gado, a maioria não conhecia o alfabeto.

    O modelo econômico estava baseado na produção pecuária e com nível de desenvolvimento que não exigia uma capacitação maior ou tecnicamente desenvolvida pelos trabalhadores assalariados, justificando assim, o baixo investimento intelectual.

    A pequena povoação da Quinta se inseriu no mundo do conhecimento quando em 1899 surgiu a Aula Pública de 1ª Entrância, com a Professora Antonia Albuquerque para o sexo feminino e com o Professor Rodolfo Orfino com aulas para o sexo masculino.

    Em 1909, a Professora da Estação Quinta, Maria Iveta de Araújo, veio transferida de Herval com
sua irmã,Maria Lilia de Araújo, que foi lecionar em Rio Grande. A professora Lilia, que casara com o Capitão Frutuoso das Neves, fazendeiro no Taim, passava as férias na Quinta e teve dois de seus filhos aqui na Vila. Lilia Neves, nome usado após seu casamento, foi professora no Bibiano de Almeida e no Juvenal Miller, e somente nas férias dava aulas de ajuda ou ensinava música e piano para crianças aqui da Vila, vindo a falecer em 07/03/1922, com 45 anos.

    Em 1915 surgia a Escola Agrícola da Quinta, sob a direção dos padres josefinos (Ordem de São José de Murialdo) estabelecida até 1922. Após, a administração da Escola ficou na responsabilidade do professor José Antonio Martins Carneiro e da professora Olga Mendonça, sua esposa, durando até 1926. Crise interna, intromissão politica, afastamento dos professores e o fechamento da escola, reabrindo somente em 1927 como Escola Municipal da Quinta, tendo como regente a professora Julieta de Melo Azambuja. Nesta mesma escola, em 1939 foi colocado o nome de Lilia Neves.

    Trazia no bojo pequenas alterações e adaptações do currículo, oriundas das reformas educacionais do Estado ou do Governo Federal e neste sentido, o “Grupo Escolar Lilia Neves” começaria sua trajetória na formação e educação no 5º distrito. Houve a troca do prédio, pois a infraestrutura antiga desabou e mais tarde o prédio de madeira incendiou e sendo que o atual prédio é de 1961.

Nenhum comentário:

Postar um comentário